Dicas para escovar os dentes do seu animal de estimação
A escovação deve representar um momento agradável e não um castigo para o animal. Para isso, deve-se condicionar o filhote o mais cedo possível. Inicialmente, apenas manipula-se a cavidade oral para que ele vá se acostumando. Faça isso várias vezes ao dia. Nunca o reprima quando ele não deixar, faça o contrário, agrade e elogie cada vez que permitir, mesmo que seja por alguns poucos segundos. Desta forma estará incentivando-o.
Aos poucos enrole uma gaze no dedo e massageie a gengiva, novamente respeite o limite de seu animal não repreendendo quando esse se cansar. Ao final de cada sessão, ofereça uma gratificação; um petisco, um passeio ou uma brincadeira. Ele deverá sempre associar a escovação a uma ação prazerosa. Com o tempo, troque a gaze pela escova de dente em forma de dedal e, depois, pela escova de cerdas macias.
Nunca utilize pasta de dente humana, pois o sabão e o flúor podem irritar a mucosa gástrica e intoxicar o animal, respectivamente. Utilize as pastas especiais para animais, que além de não serem prejudiciais incentivam a escovação devido ao sabor artificial (carne, galinha, entre outros). Com dedicação, paciência e carinho, seu animal associará a escovação a uma ação prazerosa e, com a higiene oral, ele será muito mais saudável.
Fonte: ribeiraopretoonline.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário